País
Ministra da Saúde pede tempo para reorganizar SNS e fala em novas equipas
A ministra da Saúde pede tempo aos portugueses para tirar o Serviço Nacional de Saúde da crise em que vive, nas urgências e na emergência médica.
Lusa
A ministra mantém que este ano a resposta das urgências já melhorou em relação ao ano passado. Mas o trabalho de fôlego, que é concentrar serviços de urgência, vai ter que passar pela árdua tarefa de convencer os médicos a aceitarem fazer urgências em mais do que um local. E esta negociação do Governo com os sindicatos só vai começar em setembro.Ana Paula Martins anunciou que a urgência de obstetrícia do Hospital Garcia De Orta, em Almada, vai passar a funcionar 24 horas por dia a partir de setembro, garantindo mais estabilidade no atendimento às grávidas da Margem Sul.
O caso na dermatologia do Hospital de Santa Maria, em que o médico Miguel Alpalhão faturou milhares de euros em cirurgias adicionais feitas aos sábados, também veio à mesa com Ana Paula Martins a anunciar que pretende fazer regressar ao SNS a unidade de combate à fraude. Ana Paula Martins admitiu também falhas no transporte médico de emergência, reconhecendo que a situação que se vive hoje não pode ser normalizada.
A ministra explicou ainda que o concurso público aberto pelo Ministério para a aquisição de aeronaves demorou mais tempo a ficar concluído do que o cálculo feito pelo Governo, tendo sido necessário encontrar uma solução temporária de recurso, entre o INEM e a Força Aérea.